Primavera

Símbolo de começos e recomeços e assim sendo nada melhor para começar este blogue de nome a cozinha da anikas. Aqui vai o meu primeiro post:

Brioche de manteiga de alho e ervas

image

          Um pão macio amanteigado com sabor a alho – quem é que não gosta de pão com sabor a alhoe ervas. Bonito na sua forma fica bem numa mesa de celebração e estou- me a lembrar que a Páscoa já está aí ao virar da esquina.

       Ora vamos lá falar deste guloso pão.Os primeiros passos são iguais a qualquer outro brioche, o que difere é na sua forma e no recheio – manteiga com ervas e alho! O que vos digo é que não é nada do outro mundo, basta o rolo da massa, um cortador redondo de bolachas e um pouco de paciência para esperar o levedar da massa.

 

A forma do brioche também é importante, como já viram na foto.  Este brioche está na categoria dos “pull apart bread” no original que quererá dizer ele é colocado na forma em secções se assim se poderá dizer não as apertando para que livremente expandam

image

E … Voilá  um pão bonito ,cheio de sabor com um cheiro maravilhoso para  ser comido quentinho ao sair do forno!-receita adaptada kingarthurflour.com

Igredientes

para a massa

  • 230g leite meio gordo *
  •   60g manteiga
  •   40g de açúcar
  •   2 colheres de chá de sal
  •   2 ovos
  •   1 pacote de fermento padeiro seco
  •  580g de farinha65 sem fermento
  •    20g de fécula de batata

recheio

  • 120g de manteiga sem sal á temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de cebolinho picado
  • 1 alho esmagado
  • 1/2 colher de chá de sementes alcarávia ou de funcho *
  • 1/2 colher de chá de manjericão seco
  • 1/2 colher de chá de oregãos secos
  • 1/2 colher de café de pimenta cayena ou a gosto

Instruções

  1. Numa tigela que vá ao microondas deite o leite  a manteiga e aqueça até derreter a manteiga,deixe arrefecer um pouco,37cº.
  2. Transfira a mistura do leite para a taça da batedeira com a peça de bater massas e adicione os ovos(desfeitos), o fermento,a farinha e a fécula de batata. Bata a massa  +/- 3minutos. A massa fica pegajosa mas forma uma bola – ver foto -Se não formar a bola por mais um pouco de farinha, com o cuidado de não por demais.
  3. Transferir a massa para uma tigela untada com manteiga ou azeite tape e deixe levedar +/- 90minutos*
  4. Enquanto a massa está levedar pode ir fazendo o recheio: comece por colocar num almofariz todos os ingredientes menos a manteiga e o cebolinho picado.Quando tiverem bem esmagados acrescente a manteiga e o cebolinho e misture bem.
  5. Quando a massa já tiver levedada com as mãos tire o ar e com o rolo da massa faça um circulo +/- 30cm com 1/2cm de espessura.Com um corta bolachas redondo do tamanho de lata de ex. grão ou tomate…pequeno, cortar círculos o mais perto uns dos outro, deve dar +/- uns 10 circulos
  6. Espalhe o recheio em meio circulo e dobre ao meio fechando as pontas e colocando cada circulo recheado em 2 formas rectangulares de 24,5cmx11,5cm ou numa de 30cmx11cm, tendo o cuidado de não os apertar muito.
  7. Tape a forma(s) com película aderente untada e deixe levedar +/- 60minutos. Pre-aqueça o forno 180cº quase no tempo final da levedura da massa e leve ao forno 18 a 25 minutos. Se notar que o(s) brioche estão a ficar dourados muito depressa cubra com folha de papel de alumínio.
  8. Tire o(s) brioche do forno, se desejar barre-o(s) com a manteiga de ervas que possa ter sobrado e sirva ainda quentinhos. Pode guardar o que sobrar bem acondicionado com película aderente á temperatura ambiente por alguns dias. Quando voltar a servir aqueça uns minutinhos; pode congelar, para servir deixar descongelar temperatura ambiente e na altura de servir aquecer.

DICAS

Aqui usei um pacote de 200ml + 3 colheres de sopa de leite

Alcaravia semente arranjei nas especiarias da marca “espiga” e o funcho na marca 

“Margão”

* O truque que utilizo quando o tempo está frio para a massa levedar mais depressa: antes

   de começar a preparar a massa, ligo o forno na temperatura minima(50cº) preparo a 

massa,  desligo o forno  abro a porta do mesmo e coloco a massa a levedar deixando a

a porta aberta mais 1 ou 2 minutos, fecho até a massa estar levedada.

O que fiz com as sobras

No caso de utilizar a forma mais pequena, e só quiser fazer um pão, aqui fica mais uma sugestão para utilizar a massa que sobrou:

  1. rolar a massa num rectangulo e cortar em quadrados – não é preciso ficarem do mesmo tamanho – e colocar o recheio no cimo. O recheio pode ser ainda o que sobrou ou pode variar como: pesto em vez do recheio de manteiga, ou misturar queijo ralado na manteiga, ou como eu fiz que tinha umas sobras de queijo mozzarela fresco.
  2. Juntar 3 ou 4 quadrados e colocar numa forma de cupcakes, repetir com os outro quadrados de massa.Deixar levedar até expandirem e cozer em forno pré-aquecido a 180cº por 15 a 18 minutos até ficarem douradinhos.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s