Mais uma tarte, esta para participar no Sweet world das amigas Susana do blogBasta cheio e a Lia lemon &Vanilla na sua 15ª edição.
Nesta edição foi proposto uma tarte inglesa de seu nome Bakewell nascida no século XIX, tendo como ingrediente principal a amêndoa e a framboesa, dois ingredientes que gosto bastante, se tiverem interesse em saber mais da história da tarte, leiam aqui.
Andei a pesquisar e encontrei uma receita do Paul Hollywood- um inglês especialista na arte do pão- a qual agradou-me bastante, arregacei as mangas e o resultado foi este.
Uma tarte fofa em que as framboesas acrescentam um sabor penetrante ao doce do frangipane.
Ingredientes
base:
- 200g de farinha 55 sem fermento
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó
- 100 gramas de manteiga sem sal fria, cortada aos quadrados*
- 1 ovo
- 1 colher de chá de sumo de limão
- 2/3 colheres de água gelada*
recheio de frangipane
- 100g de manteiga sem sal temperatura ambiente
- 100 g de açúcar
- 2 ovos
- 50g de farinha55 sem fermento
- 75g de farinha de amêndoa/amêndoa ralada
- 1 gota de extrato de amêndoa
- 100g de doce de framboesa caseiro ou de compra*
- 100g de framboesas
- 40g de raspas de amêndoa
equipamento
- 1 forma de tarte rectangular 36X11cm de fundo movível ou 1 forma de tarte redonda de 23cm
Modo de fazer
base
- numa tigela misturar a farinha e o açúcar em pó. Juntar a manteiga trabalhando com as pontas dos dedos até obter uma massa solta, parecendo areia- trabalhar rápido para a manteiga não aquecer nas mãos. Misture o ovo, o sumo de limão e 2 colheres de sopa de água gelada. Deite essa mistura na massa e junte, a massa deve descolar dos dedos, numa bola. Embrulhar em película aderente e levar ao frio durante 15 minutos. Aqueça o forno a 200Cº. Estenda a massa com um rolo com a espessura de 3mm e enrole-a novamente no rolo e estenda na forma deixando um pouco do que sobra nos cantos e lados*. Colocar em cima da massa papel vegetal e encher com algo que faça pressão como ex: feijão, grão ou pesos próprios para o efeito. Não tendo à mão nenhum desses elementos pode picar a massa com um garfo. O objectivo deste procedimento serve para quando a massa for ao forno não formar bolhas. Leve ao forno durante 12/15minutos, retire o papel vegetal e coza + 5minutos. Tire do forno e corte alguma massa que tenha ficado fora da forma. Baixe o forno para 180Cº
frangipane
- Bata a manteiga com o açúcar até a mistura ficar fofa e esbranquiçada, junte um o vo de cada vez. Adicione a farinha, a amêndoa ralada e o extrato de amêndoa.
- Espalhe o doce de framboesa no fundo da tarte já arrefecida e espalhe por cima as framboesas e seguidamente o frangipane numa camada uniforme. Leve ao forno 10 minutos. Ao fim desse tempo juntar as raspas de amêndoa e cozer mais 15minutos.
- Tirar do forno deixar arrefecer e se quiser polvilhar com açúcar em pó.
Bom apetite!
Notas:
- A manteiga tem que estar muito fria, convém tê-la sempre no frio até utilizar. Geralmente começo sempre por tirar a manteiga do frio, cortar aos quadrados, por novamente no frio e só tirar quando for utilizar.
- Encho um copo com gelo verto água e assim quando precisar da água tenho a certeza de que a água está gelada.
- Utilizei doce de compra sem açúcar adicionado
- Quando forramos a tarteira com a massa convém não cortar o logo rente a massa que sobra porque no forno a massa encolhe um pouco.
Beijos e abraços.
Olá Ana,
E fizeste muito bem em arregaçar as mangas e seguir a receita desse padeiro tão especial, pois elas costumam resultar muito bem!
E cá está a tua Bekwell bem linda e expressiva. Se agradou melhor ainda. Eu sou suspeita pois derreto-me sempre por estes sabores. 🙂
Muito Obrigada pela tua participação. Espero que nos continues a acompanhar.
Bjinhos
Susana
GostarGostar
Muito obrigada pelo comentário e sim irei-vos acompanhar sempre que me for possível, e os meus dotes culinários deixarem😉 A edição deste mês é um bocadinho mais complicada…
Beijinhos
Ana
GostarGostar
Ups… *Bakewell!
Assim é que é.
GostarGostar