Bolo merengado de frutos silvestres 

Hoje trago um bolo de verão, Berry Blitz torte, o seu nome original. Este bolo foi proposto no desafio de Maio das farinhas americanas King Arthur Flour. Gostei tanto de o fazer como de o comer que decidi partilhar aqui a receita com algumas adaptações.

Chamo-lhe de verão porque é um bolo muito levezinho com um recheio de creme de pasteleiro com frutos vermelhos que se desfaz na boca na primeira dentada e seguintes.

Quando olhamos para o bolo temos a sensação de que é um bolo complicado de se fazer, mas garanto que não o é ,basta seguir os passos : a primeira coisa a fazer é o creme de pasteleiroimg_1829-1

e colocá-lo no frigorífico enquanto fazemos o bolo, ou podemos deixá-lo guardado n frigorífico um dia ou dois até termos tempo para fazer o bolo. Aqui o importante é  cobrir o creme com papel vegetal para não ganhar uma película no topo.

Passemos à execução do bolo ,batendo muito bem os primeiros ingredientes, raspando se for preciso os cantos da tigela e voltar a bater até ficar tudo bem ligado antes de juntar o resto dos ingredientes . Colocar a massa em duas formas de 20cm. Aqui se tiver uma balança, melhor, para a massa ficar igualmente distribuída pelas duas formas.


Reservamos e começamos a fazer o merengue que vai ser colocado também em partes iguais no cimo da massa reservada. Polvilhamos com a amêndoa e só depois o açúcar misturado com a canela e levamos ao forno  já pré-aquecido. Quando sair do forno deixar arrefecer uns 15 minutos e começar a operação de retirá-los da forma

Assim que o bolo estiver completamente frio espalhar o creme pasteleiro e por cima pôr os frutos silvestres

e colocar a outra parte do boloIMG_1850-2

Há mais duas maneiras de fazer o recheio do bolo que antes do verão acabar vou experimentar e acrescentarei aqui: uma o creme é feito com pudim instantâneo de baunilha com natas e outra é acrescentar ao creme de pasteleiro natas batidas para dar mais volume ao creme.

Este bolo deverá ser comido preferencialmente no mesmo dia, mas se sobrar deverá ir para o frigorífico tapado e comê-lo o mais rápido possível. O merengue no frigorifico vai endurecendo tirando a leveza ao bolo.

Bom apetite!

Receita – 12 pessoas

Ingredientes

creme de pasteleiro

  • 500 ml de leite gordo
  • 100g de açúcar
  • 50g de amido de milho
  • 1 ovo
  • 3 gemas de ovo
  • 1 colher de café de sal
  • 2 colheres de chá de 3 extrato de baunilha
  • 220g de frutos vermelhos frescos

bolo

  • 115g de manteiga sem sal á temperatura ambiente
  • 110g de açúcar
  • 115g de farinha T55 sem fermento
  • 4 gemas de ovo
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

merengue

  • 4 claras
  • 160 de açúcar
  • 40g de amêndoas fatiadas
  • 1/2 colher de chá de canela
  • 1 colher de sopa de açúcar

Preparação

  1. Num tacho juntar 400ml de  leite, o açúcar e o sal. Levar ao lume brando mexendo sempre até o açúcar se dissolver, não deixar ferver. Numa taça juntar o ovo, as gemas, o amido de milho e 100ml de leite. Misturar uma colher de sopa de leite quente na mistura anterior e mexer, juntar mais 3 ou 4 colheres de sopa, sempre uma de cada vez e sempre mexendo a mistura. Neste ponto a mistura dos ovos já estará quente e então poderá juntar o leite todo. Deitar novamente a mistura para o tacho e em lume médio deixar engrossar mexendo sempre. retire do lume, juntar o extrato de baunilha e transferir para uma taça. Cobrir com papel vegetal de levar ao frigorífico.
  2. Untar duas formas redondas de 20cm e forrar o fundo com papel vegetal. Na taça da batedeira bater a manteiga com o açúcar, o sal, as gemas de ovo até estar tudo bem misturado. Deitar o extrato de baunilha, o leite, o fermento e a farinha e bater novamente até ficar muito incorporado. Dividir a massa igualmente e espalhar uniformemente nas formas. Reserve. Ligar o forno 180ºC.
  3. Na taça da batedeira com a ponta de bater claras, comece por bate-las a uma velocidade baixa só até começarem a fazer espuma, aumentar a velocidade e juntar o açúcar gradualmente até as claras ficarem grossas e brilhantes.

    Espalhar o merengue em cima da massa reservada. Polvilhar com as amêndoas e o açúcar e canela. Levar ao forno durante 30 minutos, até as amêndoas estarem douradas. Tire os bolos do forno, deixe arrefecer durante 15 minutos, solte cuidadosamente os lados do bolo, ponha uma folha de papel vegetal em cima da forma e em cima do papel um prato grande. Vire a forma e o bolo ficará em cima do papel vegetal que por sua vez estará em cima do prato. Coloque a rede em cima do bolo e com uma mão no prato e outra na rede vire o bolo. Se caírem algumas amêndoas no papel vegetal volte a colocar no bolo. Repita o processo para o outro bolo. Deixe arrefecer completamente.

  4. Montar o bolo –  retire do frigorífico o creme de pasteleiro e espalhe na parte de cima(merengue) de um bolo, em seguida coloque os frutos vermelhos e coloque por cima o outro bolo em que o merengue fique voltado para cima. Sirva de seguida.IMG_1855

Beijos e Abraços!

Anúncios

2 thoughts on “Bolo merengado de frutos silvestres 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s