Creme de queijo de cabra assado & morangos em redução de vinagre balsâmico

Adoro queijo! Assim sendo sempre que me cruzo com receitas com este ingrediente, paro, leio e deixo as minhas papilas gustativas se expressarem. Nesta receita veio logo aquele som “hum” o “crescer de água na boca” e claro o desejo de experimentar!

Esta receita de sua autoria Morgan Eisenberg, junta ao mesmo tempo o salgado e o doce num equilíbrio perfeito que só nos apetece comer mais e mais e mais….. Um prato que tanto pode ser comido como entrada, ou sobremesa, tendo a mais valia de ser fácil e rápido de ser confeccionado. Querem ver como tenho razão: pincelar umas fatias de pão com azeite e levar ao forno a tostar, mas podem também utilizar tostinhas.IMG_2229.JPG

A seguir numa picadora misturar os dois queijos e o mel, até ficar cremoso e colocar numa forma própria para ir ao forno, formando uma pequena cova no meio e levar ao forno até dourar, o que acontece em poucos minutos.

Fazer uma redução com o vinagre balsâmico e o açúcar, cortar os morangos aos quadrados pequenos, assim como as folhas de manjericão e regá-los com a redução.IMG_2234-2

Assim que o queijo sair do forno colocar a mistura dos morangos com as folhas cortadas do manjericão e …voilá aqui está ela pronta para ser degustada!!!!IMG_2236-2

Bom apetite!

Receita – 4/6 pessoas

Ingredientes

  • 1 baguete cortada ás fatias
  • Azeite q.b.
  • 340g de morangos arranjados e cortados aos quadrados
  • 400g de queijo cabra temperatura ambiente
  • 200g de queijo creme temperatura ambiente
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 90g de vinagre balsâmico
  • 2 colheres de sopa +1/2 de açúcar
  • 4 folhas de manjericão cortadas*

Preparação

  1. Pré-aquecer o forno a 210ºC. Pincelar as fatias de pão com azeite, colocar no forno até estarem douradinhas.
  2. Triturar o queijo de cabra, o queijo creme e o mel no robot de cozinha ou na picadora até a mistura ficar cremosa.
  3. Untar uma pequena travessa que vá ao forno com azeite, deitar a mistura de queijo e alisar com uma espátula. No meio criar uma pequena cova para mais tarde colocar os morangos.
  4. Numa panela pequena combinar o vinagre e o açúcar, quando começar a ferver reduzir o lume para o mínimo e deixar cozinhar até a mistura reduzir e ficar em xarope. Estará pronta se mergulhar uma colher de sopa no liquido e um pouco do xarope ficar agarrado á parte de trás da colher. O processo leva +/- 10 minutos. Deixar arrefecer.
  5. Colocar a travessa do queijo no forno pré-aquecido e deixar cozinhar até a mistura ficar ligeiramente dourada no cimo.
  6. Misturar os morangos, as folhas de manjericão cortadas e a redução de vinagre balsâmico numa tigela. Colocar em cima do creme de queijo e servir ainda quente com as fatias de pão ou tostas.

NOTA: * Quando cortar as folhas de manjericão, utilize de imediato senão corre o risco de as folhas oxidarem e ficarem escuras.

Beijos e Abraços

AnaIMG_2237-2

Se decidirem experimentar a receita e se lhes apetecer, deixem aqui a vossa opinião.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s