Ovos escalfados com milho,chouriço & Croutons de pão temperados

JULHO!  Mês em que celebramos o Verão em todo o seu esplendor: os dias continuam a crescer, o calor aperta e as férias à porta para o merecido descanso depois de um ano de trabalho. Este mês a Marta escolheu o milho para fazermos umas apetitosas iguarias e colocarmos na sua linda mesa!                                                                                  Fazendo uma pesquisa sobre o milho encontrei  esta receita,do Chefe J.Kenji López-Alt,  uma refeição perfeita para aqueles dias de férias que nos levantamos um pouco mais tarde querendo uma coisinha leve mas que nos conforte ao mesmo tempo, sendo fácil e rápida de fazer. Idealmente era pegarmos nas maçarocas de milho e retirarmos daí os seus grãos para fazer-mos a refeição, mas para quem não quer ter muito trabalho(afinal é tempo de férias) basta comprar uma embalagem de milho congelado e começar a fazer a receita: cortar quadrados pequenos de pão que podem ser sobras de pão do dia anterior,  cortar também em pequeninos quadrados um bom chouriço de carne e um cebolinho. Precisamos de uma frigideira grande  e funda para fritar os ingredientes.

Os quadrados do pão além de ganharem o gosto fumado do chouriço, foram temperados com uma mistura de especiarias que fiz em casa que ligam muito bem com o resto dos ingredientes. Quando o milho atingir aquele tom e sabor caramelizado, juntamos o alho, cebolinho e o manjericão , juntamos um pouco de caldo de galinha/vegetais e manteiga para lhe dar-mos um pouco de “molho”. Finalmente juntamos um ovo escalfado em que a sua gema vai ligar todos os outros elementos.

Imaginem uma colher de sopa com gema de ovo e o resto dos ingredientes! Hum tão bom!!!!

Receita- 4 pessoas

Ingredientes

  • 140g de chouriço de carne cortado quadrados pequeninos
  • 1 baguete cortada aos quadrados pequenos
  • 480g de milho ou 3 maçarocas
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 alho picado
  • 120g de caldo de galinha ou vegetal
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 4 ovos escalfados
  • mistura de especiaria para tacos qb (deixo a receita em baixo)
  • sal e pimenta

Preparação

  1. Fritar os quadradinhos de chouriço numa frigideira grande e funda. Quando o chouriço estiver estaladiço retirar da frigideira para um prato com papel absorvente.
  2. Juntar na mesma frigideira com a gordura que o chouriço deixou, os quadrados de pão, aumentando a temperatura do lume. Tempere com sal e pimenta ou com a mistura de especiarias. Deixar fritar, virando-os de vez enquanto para não queimarem +/- 4 minutos.  Retirar para um prato.
  3. Deitar o azeite na frigideira com o lume alto e deixar aquecer bem. Juntar o milho misturar com o azeite e temperar com sal e pimenta. Cobrir com uma tampa e deixar fritar até ficar com aquele aspecto “chamuscado” igual quando o assamos no carvão. Para não pegar mexer ou sacudir de vez em quando. Poderá levar+/- 6 minutos. Acrescentar o alho, a parte branca do cebolinho e metade da parte verde. Cozinhar sacudindo sempre para libertar os aromas, +/- 30 segundos.
  4. Juntar o caldo e a manteiga mexendo até engrossar um pouquinho-ficar com aquele aspecto de “molho”- leva +/- 1 minuto. Temperar com sal e pimenta. Eu acrescentei mais um pouquinho da mistura de especiarias. Juntar novamente os quadradinhos de chouriço, o manjericão picado e misturar. Reserve algumas folhas para a decoração.
  5. Leve uma panela com água, quando começar a ferver ponha o lume no mínimo. Cuidadosamente parta um ovo para uma tigela, daí para um passador deixando escorrer a parte da clara mais liquida. Seguidamente ponha o ovo na água e com uma colher de pau, suavemente dê uma voltas com o ovo até a clara ficar cozida e a gema mole. Repita o processo com os outros ovos.
  6. Divida 3/4 da mistura de milho por 4 tigelas deixando um cantinho para colocar o ovo escalfado, verta o “molho” igualmente por cada porção, assim como os quadradinhos de pão reservados. Polvilhar com a parte verde do cebolinho e manjericão que reservou. Colocar umas pedrinhas de flor de sal em cima da gema e servir.

Mistura de especiarias

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de pimenta caiena
  • 1 colher de sopa de cominhos em pó
  • 1 colher de chá de papikra
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de café de alho em pó

Preparação

  1. Misturar todos os ingredientes numa tigela e utilizar. Pode também aumentar as quantidades e guardar num frasco devidamente etiquetado.

Beijos e abraços!

Ana

 

 

 

 

Anúncios

7 thoughts on “Ovos escalfados com milho,chouriço & Croutons de pão temperados

  1. Olá Anikas,

    esta receita está irresistível! completamente. Gosto imenso de ovos escalfados, e a união de sabores usados nesta receita deixa antever um saborzinho especial.
    Adorei!
    Obrigado por te juntares à mesa de julho!
    Beijocas enormes
    Marta

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s