Doce de pimento japaleño

Regressada de férias finalmente vou deixar aqui um miminho para a mesa de Agosto da Marta . Mesmo de férias tirei um tempinho para procurar algo especial feito com o ingrediente escolhido pela Marta para este mês, pimentos.

Encontrei este doce de pimento japaleño receita de Joshua Bousel, o qual achei logo que era a minha cara. Pelo que investiguei, nos Eua 🇺🇸 é um doce que tem muitas utilidades, desde ser acrescentado a muitos molhos, comido com bolachas água e sal (crackers) e até nos hamburguers

Fácil de fazer, bastando triturar os pimentos no robot de cozinha ou numa trituradora, deixamos ferver com o açúcar, o vinagre, o limão, no fim juntamos a pectina para ganhar consistência e temos um doce com sabor a pimento, picante e com um ligeiro travo a vinagre.

Fantástico em cima de um queijo de cabra ou Feta em que temos aquele agri/doce mas picante….hum tão bom!IMG_2765-2

Também experimentei num molho de maionese, vinagre e açúcar em que troquei o açúcar pelo doce para temperar uma salada de mistura de couve branca, roxa e cenoura. Deu o doce qb mas acrescentou o picante e o sabor a pimento, maravilha!!!!

Deixo aqui mais umas opções onde se pode utilizar o doce que hei-de de experimentar com toda a certeza:

  • Acrescentar a uma marinada de carne porco;
  • No estufado da carne;
  • Para apimentar um vinagrete;

Bom apetite!

RECEITA

Ingredientes

  • 350g de pimentos verdes picantes
  • 450g de pimentos verdes
  • 1Kg de açúcar
  • 200g de vinagre de cidra
  • Sumo de 1 limão
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 saqueta de pectina Condi

Preparação 

  1. Tirar as sementes aos pimentos verdes picantes se quiser o doce menos picante. Caso contrário parta apenas os pimentos aos bocados.
  2. Nos pimentos verdes, tirar as sementes e partir aos bocados.
  3. Colocar os pimentos num robot de cozinha ou numa trituradora e triture os pimentos até ficarem em polpa.
  4. Colocar a polpa numa panela com o açúcar, vinagre, sumo de limão e o sal. Deixe ferver. Reduza o lume e cozinhe durante 15 minutos.
  5. Deitar a pectina e com uma vara de arames mexa constantemente durante 3 minutos. Retire do lume.
  6. Verta para frascos esterilizados enchendo apenas 3/4 dos frascos. Tape  e ponha os frascos em água a ferver por 10 minutos. Cuidadosamente retire-os da água, deixe arrefecer e guarde. Quando abrir coloque no frigorífico.IMG_2759-2.jpg

Beijos e abraços

Anúncios

5 thoughts on “Doce de pimento japaleño

    1. Penso que sim , afinal de contas acho mas vou confirmar ,o pimento japaleño só difere do outro porque é picante. Talvez terás um doce unicamente doce com um ligeiro travo a vinagre. Eu continuo a experimentar, hoje para o jantar estou a grelhar um frango ao qual na marinada acrescentei uma colher de chá bem cheia de doce. Vamos lá ver como fica. Se acabares por fazer diz me como é que correu! Para mim o que é giro nestas andanças é trocámos experiências umas com as outras e aprendemos com isso.! Bjos 😘

      Gostar

      1. Não poderia estar mais de acordo contigo! Estas andanças, como tu dizes, são óptimas para trocarmos experiências e aprendermos umas com as outras. Antes de ter o meu próprio blog, já era leitora dos mais diversos blogs, outros só conheci depois, como é o caso do teu. Mas por vezes vejo “colegas” que acham que estão acima de todas…enfim…

        Vamos ao que realmente importa. O doce de pimento! Tinha ideias de fazer amanhã, mas só tenho pimentos verdes, quase vermelhos, mas acho que vou arriscar. Irei fazer menos quantidade, mas depois partilho. Obrigada pela ajuda. beijinhos

        https://saboresdoninho.blogspot.pt/

        Liked by 1 person

  1. Querida Anikas,
    fiquei tão deliciada com esta receita! nunca me tinha lembrado de fazer doce de pimento, ainda mais de Japalenos! 🙂 e a cor com que ficou é deslumbrante! muito bom.
    Obrigado por teres investido um pouco do teu tempo, ainda mais de férias, para trazeres uma receita para a nossa mesa! obrigado mesmo…
    Beijoca enorme
    Marta

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s