Pão de pipocas

Tenho que confessar que não resisto a receitas fora do comum. Assim que vejo uma, mais dia menos dia, tenho que experimentar! Foi o que aconteceu com este pão de pipocas receita de Edward Lee . Experimentei, gostei e assim decidi passar a receita com todos os passos, como já vem sendo costume para vocês experimentarem também!

Como o nome indica a primeira coisa a fazer são as pipocas, ou comprá-las já feitas de preferência sem sal. Caso já venham com sal convém diminuir o sal da receita.IMG_2843-2

A seguir o melhor seria juntar os líquidos com o fermento de padeiro seco e o açúcar porque vamos ter de esperar por volta de 10 minutos para activar o fermentoIMG_2849-2

Os líquidos que a receita pede são, água e leite. Eu como na noite anterior estive a fazer queijo fresco, substituí a água pelo soro do queijo, que ainda deixa o pão mais fofinho.

Enquanto esperava pelo fermento, derreti a manteiga, pois esta terá que arrefecer um pouco senão mata o fermento  e também triturei as pipocas.IMG_2846-2

Depois é só juntar todos os ingredientes, a farinha no fim e amassar 5 minutos à mão ou na máquina.

Deixar levedar em local aquecido,  como não tenho aqueles fornos modernos que já têm a função levedar, quando começo a amassar a massa, ligo o forno no mínimo. Quando a massa está batida, desligo o forno, abro a porta e coloco a massa a levedar lá dentro

A massa vai levedar mais uma vez, depois de colocá-la nas formas.

Agora um assunto importante: na receita original, diz que antes de a massa ir ao forno, pincelá-la com- e vou traduzir como estava lá dito-manteiga artificial do cinema/teatro.O quê?!?!?! Fiquei a pensar que manteiga seria essa,  claro fui logo à procura da informação e descobri que nos espectáculos na América onde vendem pipocas,usam um óleo com sabor e cheiro a manteiga, que tem um teor de água inferior à da manteiga, quando misturado com esta não a deixa amolecer. Mas o melhor é que o referido artigo informa que manteiga clarificada faz a mesma coisa e diz como se faz e… eu fiz, e filmei para vocês verem, é muito fácil ! Pincelei então a massa com a manteiga clarificada e por cima polvilhei com as pipocas moídas, que tinha reservado.

E pronto aqui estão eles!IMG_5465-2 Bom Apetite!

Receita 6 a 8 pessoas

Ingredientes – pão

  • 1dl+1/2 água morna
  • 1dl+1/2 de leite morno
  • 5g de fermento seco de padeiro
  • 30g de açúcar
  • 45g de pipocas
  • 2 colheres de sopa de sal
  • 2 ovos temperatura ambiente
  • 75g de manteiga derretida
  • 456g de farinha sem fermento T65

manteiga clarificada

  • 50g de manteiga

Preparação

  1. Aquecer a 37ºC  a água e o leite e misturá-los numa tigela. Adicionar o fermento seco de padeiro e o açúcar. Deixar em repouso durante 10 minutos.
  2. Moer as pipocas no robot de cozinha ou numa trituradora, até ficar em migalhas. Reservar 4 colheres de sopa. Deitar o resto numa tigela grande.
  3. Adicionar o fermento e o sal ás migalhas de pipocas. Seguidamente os ovos desfeitos e a manteiga derretida morna. Misture tudo com uma espátula e vá misturando a farinha um pouco de cada vez, Amasse a massa à mão ou na batedeira com o gancho, durante 5 minutos ou até a massa ficar elástica. Transferir para uma tigela ligeiramente untada com manteiga, cobrir e deixar levedar em local morno até dobrar de volume.
  4. Colocar a massa na mesa enfarinhada  corte em dois bocados iguais. Coloque cada bocado numa forma untada rectangular “de bolo inglês”. Cubra e deixe levedar +/- 30 minutos.
  5. Pincele com a manteiga clarificada e polvilhe com as migalhas de pipocas que reservou.
  6. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante +/- 35 minutos.

Manteiga clarificada

  1. Derreta a manteiga. Eu derreti no microondas. Deixe arrefecer até aparecer uma camada espumosa. Retire com uma colher essa espuma. Vai reparar que a manteiga tem duas camadas. A primeira que ficou logo a seguir quando retirou a espuma,clara e transparente, e a outra por baixo esbranquiçada.
  2. Com cuidado verta para uma tigela essa camada clara e transparente (manteiga clarificada).
  3. Com o tempo há-de reparar que na camada branca vai encontrar água e gordura sólida.
  4. A manteiga clarificada também solidifica, mas quando volta a derreter ela fica sempre clara e transparente.

IMG_5471

Beijos e abraços

Ana

Aqui deixo um video a mostrar como fiz o pão e a manteiga clarificada

Anúncios

2 thoughts on “Pão de pipocas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s